Notícias

IAF 2017 tem início em clima de otimismo e desafios

17/10/2017

 

A programação oficial da 33ª edição da IAF World Fashion Convention, realizada no Brasil pela primeira vez, teve início em 17 de outubro, no Grand Hyatt, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença de apoiadores, patrocinadores e autoridades, que abrilhantaram a abertura do evento.

Han Bekke, presidente da IAF, lembrou os desafios da indústria de vestuário no Brasil e no mundo. “Desde 2009, o mercado teve uma desaceleração. O ano de 2017 tem se resumido em incerteza, mudança e desafio. Entretanto, a incerteza vai trazer novos recursos. Podemos ver como isso vai se tornar rentável e melhorar a vida das pessoas que trabalham conosco. A transparência vai aumentar em nossa cadeia. Estamos unidos e trabalhando em uma indústria boa, enfrentando os desafios, oferecendo empregos e novos produtos. Vamos levar isso conosco e aos nossos clientes.  Sabemos da importância desse evento, pois o compliance e a tecnologia são fundamentais para o Brasil”.

Fernando Pimentel, presidente da Abit, reafirma a importância da cadeia têxtil para a economia brasileira. “Com muita honra e alegria recebemos a Convenção da IAF. O mundo está mudando e em paralelo com os avanços tecnológicos, também aumenta a consciência cívica dos consumidores e é importante que saibam que nosso setor se engaja nesta causa. Esse evento será emblemático para nosso setor. Juntos temos muito a fazer pela indústria e pelo mundo”, afirmou.

“É uma honra o SENAI CETIQT ser patrocinador desta iniciativa. Gostaríamos de enfatizar que as portas sempre estão abertas aos empresários para encontrarem soluções de vanguarda para seus negócios. Esperamos estar juntos na atuação da indústria para que o Brasil seja cada vez mais representativo neste segmento econômico”, destacou Jair Santiago, diretor técnico do SENAI CETIQT.

A analista do Setor Têxtil do Sebrae Nacional, Verônica Melo, também contou aos participantes da Convenção sobre as atividades da Instituição. “O Sebrae tem como atuação a competitividade dos pequenos negócios. Temos hoje um trabalho forte de encadeamento produtivo, onde conseguimos certificar 70 pequenos empreendimentos que fornecem para grandes empresas. Queremos possibilitar os pequenos negócios da cadeia de negócios e ampliar o relacionamento com a indústria sempre”, destacou.

“É uma satisfação para a ABDI ser, mais uma vez, parceira da Abit, como temos sido desde 2005. Um exemplo é o projeto de definição conceitual da Confecção do Futuro, que resultou em uma publicação. Temos estudos com a Fundação Getúlio Vargas para um mapeamento da cadeia de fornecedores nacionais e internacionais para desenvolver ações competitivas para o setor. Recebermos em nosso País tantas delegações, certamente favorece para que o evento seja um ambiente profícuo”, disse Miguel Nery, diretor da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Para Francisco de Assis Leme Franco, diretor de gestão coorporativa da Apex-Brasil, a parceria com a Abit por meio do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira – tem rendido ótimos resultados. “É uma honra estar neste evento representando o embaixador Roberto Jaguaribe. Atuamos para promover os produtos e serviços brasileiros ao exterior. Realizamos diversas ações por meio do Texbrasil. Queremos agradecer a parceria, que levou produtos brasileiros para mais de 50 países. Parabenizamos também pelo evento por tratar sobre conformidade e tecnologia, pois são temas que irão impactar as empresas. A própria Apex-Brasil está implementando um mecanismo de conformidade”.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB/SP), coordenador geral da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção “José Alencar”, também compareceu ao evento e reafirmou sua preocupação e luta pelo setor têxtil e de confecção. “Conheço este segmento econômico há mais de 40 anos e sei como tratam no cotidiano os problemas que têm, mas que com muita determinação conseguem se manter com positividade e trabalho árduo. Estaremos atentos no Congresso Nacional ao resultado das discussões neste evento para implementarmos nossas ações em favor deste setor”, revelou Macris.

Já o Brigadeiro Medeiros, representou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que não pôde comparecer à solenidade. “O tema que será abordado irá alavancar e projetar nossa indústria. Além das palestras, o mais importante é o networking, que é uma oportunidade de debater com as delegações estrangeiras e agregar conteúdo. Temos certeza de que será um evento de sucesso”.

Apesar de não estar fisicamente na abertura da Convenção da IAF, o ministro do MDIC, Marcos Pereira, enviou um vídeo com mensagens positivas. “Sabemos da relevância da indústria têxtil para o Brasil e mundo. Gostaria de saudar a indústria pela geração de empregos, foram mais de 24 mil neste ano. Isso mostra a pujança e o lado social que tem esse segmento para economia brasileira”. O senador Dalirio Beber (PSDB-SC), coordenador da Frente Parlamentar José Alencar também mandou um recado aos participantes. “ O mais interessante nesta iniciativa é tratar das novas tecnologias e aquilo que deve ser feito para o Brasil continue a ser competitivo. Nos parlamentares estamos à disposição para atuar para possibilitar a geração de empregos e contribuir com esse setor”, ressaltou.

*Crédito de imagem: Guilherme Taboada


TAGS: iaf 2017, otimismo, desafios,





INFORMAÇÕES


DATAS E HORÁRIOS

16 de Outubro de 2017 – Das 16h às 21h
17 de Outubro de 2017 – Das 07h45 às 19h
18 de Outubro de 2017 – Das 09h às 18h


HOSPEDAGEM

Hotel Oficial do evento - GRAND HYATT HOTEL
Descontos especiais para congressistas e participantes do IAF BRAZIL 2017 (CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES)

LOCAL

Grand Hyatt Hotel RJ
Av. Lúcio Costa, 9600 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ



TRANSFER

Primeira Linha Turismo
Parceria na prestação de serviços de transfer dos aeroportos (Galeão e Santos Dumont) até o Grant Hyatt (Barra) entre os dias 15 à 18 de Outubro
de 2017.
(CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA)