Notícias

Sustentabilidade sem criatividade não faz sentido

10/10/2017

Já pensou no tingimento de denim com economia de 92% de recursos hídricos? E em corantes biossintéticos feitos a partir de resíduos dos setores agrícola e farmacêutico? A Archroma – empresa de produtos químicos sediada em Reinach, na Suíça – idealizou as duas soluções e as pôs em prática. Apesar de pouco tempo de trajetória, pois foi fundada em 2013, a companhia traz uma bagagem enorme, visto que é uma indústria originária de uma continuação de três unidades de negócios da Clariant. O DNA jovem da fabricante de soluções químicas traz a preocupação com a sustentabilidade e o futuro do mercado.

Estas questões latentes para qualquer empresário que pense na inovação como algo fundamental serão compartilhadas por Miguel Sanchez, Coordenador Global do Segmento de Denim e Casual Wear da Archroma, que participará das Sessões Especiais da 33ª Convenção do IAF. O executivo apresentará o painel “A Sustentabilidade no Mercado Denim”, no dia 16, em uma programação exclusiva com vários especialistas sobre assuntos como o algodão brasileiro, têxteis técnicos, entre outros temas.

Sanchez conversou com a equipe da Abit sobre sustentabilidade. Acompanhe a entrevista na íntegra:

Como a Archroma combina sustentabilidade e indústria química têxtil?

Desde o começo da Archroma, nós temos reafirmado e construído nosso compromisso com inovação e sustentabilidade. Nós estamos confiantes em nossa estratégia de desafiar o status quo. Temos uma crença profunda de que podemos fazer nossa indústria sustentável. Além disso, devido às nossas estreitas relações com fabricantes de têxteis, marcas e varejistas, fornecemos tecnologias de ponta para ajudá-los a optar por cores e efeitos mais sustentáveis. Por exemplo:

EarthColors, uma gama de corantes "biossintéticos" que são feitos a partir de resíduos deixados pela indústria agrícola e farmacêutica após a extração, como amêndoa, folhas de palmeira ou alecrim.

Smartrepel, um acabamento repelente à base de água à base de flúor, com alta durabilidade de lavagem para algodão, fibras sintéticas e suas misturas.

Denim Advanced: uma tecnologia de tingimento que permite economias de até 92% na água, 87% em resíduos de algodão e 30% em energia, em comparação com um processo convencional de tingimento de denim.

As pessoas estão mudando suas mentes sobre consumo responsável em relação ao denim? Como os fabricantes de denim podem fazer tinturas e outros procedimentos de forma sustentável? Como mostrar isso ao cliente final?

 

A posição das marcas de denim e varejistas em relação à importância da sustentabilidade está mudando muito rápido. A implementação de produtos mais sustentáveis e tecnologias no processo de manufatura está se tornando a chave do problema, uma vez que isto é considerado o único caminho a seguir para o negócio do denim.

Isto é aplicável também a outros campos têxteis, mas devido à importância global do mercado denim tanto em volume e imagem, trata-se de um segmento onde a pressão das ONGs e dos consumidores finais em questões de sustentabilidade está mudando o modelo de negócios completo.

Uma das missões de players inovadores interessados na produção de denim, como a Archroma no campo de corantes e produtos químicos, é demonstrar que o denim pode ser feito usando melhores produtos e tecnologias de aplicação. Consideramos que a sustentabilidade está se tornando parte da criatividade no design de novos estilos. A sustentabilidade sem criatividade não faz sentido.

 

Anote:

 

33º IAF World Fashion Convention

Data: 16 a 18 de outubro de 2017

Local: Grand Hyatt - Av. Lucio Costa 9600 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições e informações: http://www.iafconventionbrazil.com.br/cont/inscricoes


TAGS: sustentabilidade, criatividade





INFORMAÇÕES


DATAS E HORÁRIOS

16 de Outubro de 2017 – Das 16h às 21h
17 de Outubro de 2017 – Das 07h45 às 19h
18 de Outubro de 2017 – Das 09h às 18h


HOSPEDAGEM

Hotel Oficial do evento - GRAND HYATT HOTEL
Descontos especiais para congressistas e participantes do IAF BRAZIL 2017 (CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES)

LOCAL

Grand Hyatt Hotel RJ
Av. Lúcio Costa, 9600 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ



TRANSFER

Primeira Linha Turismo
Parceria na prestação de serviços de transfer dos aeroportos (Galeão e Santos Dumont) até o Grant Hyatt (Barra) entre os dias 15 à 18 de Outubro
de 2017.
(CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA)